Carinhosamente conhecida como São Chico, é a cidade mais antiga do estado, sendo também uma das mais antigas do Brasil. Descoberta pelos franceses em 1504, elevada a categoria de Vila em 1660 e reconhecida como cidade em 1847.

O primeiro relato da chegada de um navegador europeu é datado de 5 de janeiro de 1504, com a expedição do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville a bordo do veleiro L`Espoir, que aqui encontrou os nativos denominados “Sambaquianos”, indígenas da tribo Carijós, comandados pelo Cacique Arosca, que habitavam São Francisco do Sul desde tempos imemoriais.
Após aproximadamente seis meses de convivência com os nativos, Binot e sua tripulação partiram de volta ao velho mundo, na companhia do índio Içá Mirim, filho de Arosca, com o compromisso de ensinarem a arte da artilharia e costumes dos cristãos, prometendo também ao povo sambaquiano o retorno dentro de 20 meses, regresso este que não foi concretizado, abrindo brecha para a colonização de outros povos.
Em 1553 os espanhóis aportaram na ilha, fundando um povoado a beira da baia da Babitonga, porém a permanência durou apenas dois anos.
O povoamento efetivo só aconteceu em 1658 com os portugueses, a partir da vinda do vicentista Manoel Lourenço de Andrade, que trouxe famílias, agregados e escravos. Assim, em 1660 o povoado foi elevado à categoria de vila e, posteriormente, em 1665, tornou-se paróquia. A cidade, então, foi fundada pela Lei 249 de 15 de abril de 1847.

Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem várias praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão.
Com paisagens naturais encantadoras, um rico patrimônio histórico e cultural, São Chico possui lugares incríveis que todos deveriam conhecer.

Por isso preparamos um guia todo especial sobre a cidade, fique conectado em nossas redes sociais e venha se apaixonar por São Francisco do Sul!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *